Transferências Licenciaturas


A transferência consiste no ato pelo qual um estudante se matricula e/ou inscreve numa instituição diferente daquela em que, em anos letivos anteriores , realizou uma inscrição (Portaria nº181-D/2015 de 19 de junho).

Podem solicitar transferência os estudantes que:

  1. Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso e não o tenham concluído, em Portugal ou no estrangeiro;
     
  2. Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas pela Faculdade de Ciências Humanas para o ano em que pedem a Mudança de Par Instituição/Curso (estes exames nacionais podem ter sido realizados em qualquer ano letivo anterior) ou provas homólogas;
     
  3. Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela Universidade Católica Portuguesa, nesse ano.

 

Calendário de candidaturas 2024/2025

 

Fase única

  • Candidaturas: 16 de abril a 25 de junho 
  • Resultados: 3 de julho
  • Matrículas: 4 a 10 de julho


Transferência de estabelecimento de ensino superior nacional
 

O pedido de transferência apenas poderá ser realizado online dentro dos prazos estipulados.
 

Documentação necessária para candidatura
  • Cartão de Cidadão;
  • Currículo do curso que frequenta ou frequentou anteriormente;
  • Certificado das disciplinas em que obteve aprovação, com as respetivas classificações, créditos e carga horária ou ECTS; 
  • Programas das disciplinas para atribuição de eventuais equivalências;
  • Ficha ENES;
  • Carta de Motivação.


Os candidatos admitidos podem solicitar a atribuição de equivalências e respetivos créditos ECTS, correspondentes às unidades curriculares em que tenham obtido aprovação na instituição de ensino de proveniência.

Às disciplinas a que seja atribuída equivalência são reconhecidos os créditos ECTS previstos no plano curricular da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

 

Transferência de estabelecimento de ensino superior estrangeiro


O pedido de transferência apenas poderá ser realizado online dentro dos prazos estipulados.
 

Documentação necessária para candidatura
  • Passaporte;
  • Currículo do curso que frequenta ou frequentou anteriormente;
  • Certificado das disciplinas em que obteve aprovação, com as respetivas classificações, créditos e carga horária ou ECTS. O certificado deverá ser acompanhado de uma declaração explicativa das classificações nele constantes, se estas forem diferentes do sistema de zero a vinte valores;
  • Programas das disciplinas para atribuição de eventuais equivalências;
  • Certificado de conclusão do ensino secundário com classificações por disciplina;
  • Carta de Motivação.
     

Nota: A documentação original deverá ser devidamente autenticada pelos serviços consulares ou embaixadas de Portugal com sede no país a que a habilitação diz respeito, ou pelos serviços consulares ou embaixadas dos países estrangeiros em Portugal, ou com Apostilha de Haia, para os países que aderiram à Convenção de Haia. Caso a candidatura seja feita por e-mail, os documentos apostilados terão de ser entregues no ato da matrícula.

 

Os candidatos admitidos podem solicitar a atribuição de equivalências e respetivos créditos ECTS, correspondentes às unidades curriculares em que tenham obtido aprovação na instituição de ensino de proveniência.

Às disciplinas a que seja atribuída equivalência são reconhecidos os créditos ECTS previstos no plano curricular da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

 

Processo de Candidatura
 

1.º Passo – Inicie a sua candidatura online selecionando "Mudança de par Instituição/Curso" (AQUI

Preencha os seus dados pessoais, selecione o programa que pretende candidatar-se e anexe todos os documentos obrigatórios.*

O documento original ou uma cópia autenticada deverá ser apresentado na Secretaria Escolar da UCP no momento da matrícula, sempre que solicitado.

* Atenção que todos os documentos deverão ser submetidos em formato PDF.

 

2.º Passo – Pagamento da taxa de candidatura

Após preencher a candidatura e anexar os documentos necessários deverá efetuar o pagamento da taxa de candidatura (290.00€*- valor não reembolsável). Atenção que a candidatura apenas será considerada completa após pagamento da taxa.

* Valor respetivo ao ano letivo 2024/2025


3.º Passo – Resultados da candidatura

Os resultados serão disponibilizados na Área do Candidato na data prevista, com a indicação de “Admitido” ou “Não Admitido”. Deverá aceder a esta área com as credenciais que receberá no final da sua candidatura.

Após a divulgação dos resultados, receberá um email com o procedimento a seguir para efetuar a matrícula.

 

INICIE A SUA CANDIDATURA AQUI

 

Testemunho

Chloé Pires

Chloé Pires

"(...) sinto-me numa família com a qual posso contar para superar qualquer desafio."

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