CECC_Media_Narratives

 

O grupo Media Narratives and Cultural Memory (MNCM) estuda o modo como os media, tanto nos seus formatos estabelecidos como nos emergentes, (re)criam e disseminam narrativas que simplificam os fenómenos sociais, políticos e culturais, assim impactando o processo de criação de sentido entre diversos públicos.

A pesquisa desenvolvida pelo grupo segue uma abordagem transnacional, transcultural e transmediática, sob o propósito de analisar, por um lado, como a nossa perceção do passado é o resultado de processos de mediação e, por outro, como o nosso entendimento do presente é estruturado por narrativas dos media que fazem com que o passado se torne presente e que modelam a nossa apreensão do que marca a contemporaneidade.

Os investigadores do MNCM têm estado envolvidos em projetos relacionados com o papel dos media na promoção e na formação de identidades transnacionais e de memórias transculturais, nomeadamente no projeto Connecting the Wireless World: writing global radio history, financiado pela Fundação Leverhulme; no COST Action NEP4DISSENT- Research on East European Cultures of Dissent; e no projeto Entangled Media Histories, financiado pela STINT-the Swedish Foundation for International Cooperation in Research and Higher Education. Têm-se dedicado, também, à análise de como a mudança no seio dos sistemas mediáticos tem vindo a alterar quer os processos de criação de narrativas, quer os de disseminação dentro dos e entre os meios de comunicação social. A título de exemplo, o CECC fez parte do projeto COMPACT–Social Media and Convergence, inserido no Horizonte 2020, que visou gerar consciência quanto à forma como as redes sociais e o fenómeno da convergência estão a modificar não só a maneira de o cidadão comum aceder às notícias e a outras narrativas mediáticas, mas também o modo como as (re)interpreta.

No período de 2018-22, foi dedicada uma atenção particular a atividades de formação em investigação científica. Em 2019, foi inaugurada a Lisbon Winter School for the Study of Communication, organizada em parceira com a Annenberg School for Communication da Universidade da Pensilvânia, a Universidade de Tampere e a Universidade Chinesa de Hong Kong. A Lisbon Winter School pretende reunir, anualmente, alunos de doutoramento e investigadores seniores, que irão debater, a uma escala global, metodologias e teorias, com o intuito de se fomentar o avanço da pesquisa sobre narrativas mediáticas e memória cultural.

 

A equipa de investigadores:

Membros integrados

Nelson Ribeiro 
Catarina Duff Burnay
Catarina Valdigem
Cláudia Freire
Eduardo Cintra Torres
Ester Minga
Filipa Oliveira
Filipe Resende
Gaspare Trapani
Inês Rebanda Coelho
Inês Espada Vieira
Inês Vazão Miguel
Ioli Campos
Isadora Fonseca
Jessica Roberts
João Simão
José Miguel Sardica
Lungile Tshuma
Manuel Carvalho Coutinho
Mariana Victorino
Michael Baum
Naíde Müller
Nuno Brandão
Nuno Conde
Patrícia Tavares
Rita Curvelo
Rita Figueiras
Rogério Santos
Rui Braz
Shenglan Zhou

Membros colaboradores

António Estevão
Camila Arêas
Gonçalo Rosa
Tarik Al-Hassan

Alunos de doutoramento

Ana Lúcia Carvalho
Bing Ni
Cleber Mendes
Hassan Rouhvand
Inês Fernandes
Inês Silva
Jason Baguia
Juliano Moreira
Filipe Coelho
Luís Pedro Rodrigues
Malaz Elnaiem
Miriam Thaler
Monerica Arnuco
Paulo Monteiro
Paulo Teixeira
Pedro Santos
Pedro Rodrigues
Raquel Trindade
Raya Khachatryan
Rita Salvado Ferreira
Sádiya Munir

Próximos Eventos

24
Maio
18:30
28
Maio
15:30