Paulo Feliciano

www.azorestv.com

"Em Fevereiro de 2020, fui a Lisboa receber o diploma da Universidade Católica pela Formação Avançada Audiovisual: Produção, Distribuição e Consumos. Nunca poderia imaginar que nos meses anteriores, essa formação me tinha ajudado a preparar para enfrentar uma das maiores crises de que há memória. Após a formação na Universidade Católica, regressei aos Açores cheio de inspiração e ferramentas de pensamento que contribuíram para conseguir transformar a crise em novas oportunidades.

Tomei a iniciativa de avançar com produção em resposta à pandemia e à maior audiência, graças ao confinamento. Em poucas semanas aumentamos a produção e respondemos às novas necessidades de mercado. Quando todos começaram a fechar portas, optei por manter a actividade e trabalhar contra a corrente. Havia novas necessidades de consumo audiovisual e conteúdos que agora só poderiam ser distribuídos via TV. Também havia novos potenciais parceiros para essas novas produções. Ter um órgão de comunicação era uma vantagem competitiva pois não tínhamos sido impedidos de trabalhar e respeitando novas regras continuamos a produzir. Do desporto à cultura, apresentamos soluções com novos programas para pequenos e graúdos. Em vez de protestos, aqui tivemos uma chuva de elogios e um crescimento de actividades que o audiovisual ajudou a manter.

Nenhum único factor pode ser apontado como a causa desta diferente forma de enfrentar a crise, mas eu não posso deixar de dizer que a aposta na formação superior ajuda a ver novas perspectivas e a criar mentes capazes de transformar desafios em oportunidades. Sem acção não há reacção e não podemos dizer que apostar em formação é só por si uma solução para todos os problemas, mas certamente que abre horizontes e prepara melhor os líderes de cada área para os desafios a enfrentar.

Tiago Gonçalves

Esta Formação Avançada permitiu-me mergulhar no fascinante mundo do audiovisual, estudando as diferentes forças e contraforças que o compõem. A atualidade dos conteúdos a par da experiência dos professores convidados constituíram mais-valias que, certamente, me acompanharão ao longo do meu percurso profissional.

Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada - Info

E-mail: epgfa@ucp.pt