Alexandre Neves

"Como sempre tive fascínio pelo jornalismo e pelos media, rapidamente me apercebi que queria tirar uma licenciatura na área de comunicação social. A partir daí, a escolha foi fácil: pesquisei os cursos na área em Portugal, ouvi opiniões, procurei alumni de diferentes universidades e, no fim, percebi que Comunicação Social e Cultural na Universidade Católica Portuguesa era a licenciatura que melhor se encaixava no que queria fazer e que mais portas me abria. A capacidade de ter cadeiras de diferentes áreas, desde jornalismo até à comunicação organizacional, foi algo que me fascinou logo. Não queria sentir-me preso a um plano curricular muito rígido. O curso é ainda bastante equilibrado nas disciplinas práticas e teóricas: tanto exige de nós reflexão e capacidade crítica, como desenvoltura e vontade de aplicar o conhecimento. Tudo isto valoriza-nos e até nos pacifica quando entramos no mercado de trabalho: estamos confiantes das valências que fomos desenvolvendo.

Para além da visão positiva que os empregadores costumam ter da UCP, a entrada no mercado de trabalho é também facilitada pelo Gabinete de Carreiras, que ajuda no contacto com empresas relevantes na área e auxilia no estabelecimento de protocolos. Aliás, todos sentimos até que o próprio corpo docente gosta de saber que outros projetos e funções vamos acumulando para além da faculdade."

Chloé Pires

"Escolhi a Licenciatura em Comunicação Social e Cultural, na vertente de Media e Jornalismo, pois esta área sempre me fascinou! No curso são inúmeras as opções que temos no que diz respeito ao plano curricular, mas também nas saídas profissionais que sei que posso seguir.
O ambiente na faculdade também me surpreendeu pela positiva, sinto-me numa família com a qual posso contar para superar qualquer desafio. Mal posso esperar pelos próximos anos!"

Diogo Consciência

"Escolhi esta Licenciatura porque adoro a área da comunicação, principalmente em rádio onde sei que a Faculdade de Ciências Humanas abre muitas portas para o meu futuro. A experiência tem sido muito positiva, o curso tem excedido as minhas expetativas e a própria universidade tem um ambiente entre professores e alunos muito saudável. Valorizo bastante a parte prática do curso, a organização da Faculdade de Ciências Humanas e a qualidade do ensino."
Joana Gomes

“Escolhi a Licenciatura em Comunicação Social e Cultural pela minha paixão pela área, pois o mundo da comunicação é para mim o mais fascinante. A FCH foi a minha escolha e as primeiras semanas foram suficientes para ter a certeza que me encontrava no lugar certo. A FCH não só nos oferece um ensino de qualidade como também um corpo docente atento, preocupado em ouvir-nos e fazer de nós assertivos e bons futuros profissionais.
Logo no primeiro semestre rodeei-me de pessoas e experiências que enriqueceram o meu mundo pessoal e académico. Estou confiante de que estou no caminho certo e que escolhi o melhor curso, com diversas áreas da comunicação e um excelente equilíbrio entre a teoria e a prática.”

Tomás Almeida

“Studying at FCH has been an incredible experience for me. It may sound commonplace, but from the first day I realized I had made the right decision. In addition to the amazing environment at FCH and the excellent relationship between students and lecturers, the university offers many extra-curricular opportunities that help us prepare for our professional future.

The fact that FCH has a wide variety of degrees and specializations allows me a broader view of the academic and professional world. A strong example of this is that I study Communication and Cultural Sciences in the Journalism and Media area but I also have the choice to try courses from other areas, such as Marketing or Tourism.

The university offers an exceptional education and an incredible academic experience. I am certain I will leave extremely well prepared for my future.”

Vasco Sousa Cotovio_testemunho 2021

Vasco Sousa Cotovio

Jornalista e Vencedor de Emmy
CNN

"Foi há dez anos que comecei a minha licenciatura na FCH. Apesar de saber o que queria seguir, não sabia muito bem como lá chegar. Era ambicioso, mas talvez um pouco inseguro, e, apesar de inteligente, era um pouco vago. Mas tudo isso mudou depois da FCH.

Foi aí que consegui uma boa base cultural que, por um lado, me ajudou numa nova experiência de aprendizagem quando mais tarde me decidi candidatar ao Mestrado em Londres, e por outro, me tem ajudado no dia-a-dia da minha profissão. As línguas que o curso me ensinou e que me ajudou a consolidar foram também de grande importância: aprender uma nova língua e trabalhar outras que já dominava foi uma mais-valia e tem-me aberto muitas portas neste meio, sobretudo agora que trabalho mais em [histórias] internacionais.

Foi também na FCH que dei os meus primeiros passos no jornalismo, que comecei a fazer as primeiras reportagens, mais a brincar ou de uma forma um pouco amadora, as primeiras entrevistas, enfim, os primeiros trabalhos jornalísticos. E foi através da Universidade Católica Portuguesa que, posteriormente, consegui o meu primeiro estágio, na SIC Notícias, que acabou por se tornar o meu primeiro trabalho enquanto jornalista. Não menos importante, para finalizar, foi lá que fiz alguns amigos, amizades para a vida, sem as quais não estaria onde estou hoje, e que me têm acompanhado desde então. Foi, sem dúvida, uma experiência muito gratificante.”

Gabinete de Admissões - Licenciaturas

E-mail: licenciaturasfch@ucp.pt