Alexandre Neves

"Como sempre tive fascínio pelo jornalismo e pelos media, rapidamente me apercebi que queria tirar uma licenciatura na área de comunicação social. A partir daí, a escolha foi fácil: pesquisei os cursos na área em Portugal, ouvi opiniões, procurei alumni de diferentes universidades e, no fim, percebi que Comunicação Social e Cultural na Universidade Católica Portuguesa era a licenciatura que melhor se encaixava no que queria fazer e que mais portas me abria. A capacidade de ter cadeiras de diferentes áreas, desde jornalismo até à comunicação organizacional, foi algo que me fascinou logo. Não queria sentir-me preso a um plano curricular muito rígido. O curso é ainda bastante equilibrado nas disciplinas práticas e teóricas: tanto exige de nós reflexão e capacidade crítica, como desenvoltura e vontade de aplicar o conhecimento. Tudo isto valoriza-nos e até nos pacifica quando entramos no mercado de trabalho: estamos confiantes das valências que fomos desenvolvendo.

Para além da visão positiva que os empregadores costumam ter da UCP, a entrada no mercado de trabalho é também facilitada pelo Gabinete de Carreiras, que ajuda no contacto com empresas relevantes na área e auxilia no estabelecimento de protocolos. Aliás, todos sentimos até que o próprio corpo docente gosta de saber que outros projetos e funções vamos acumulando para além da faculdade."

Diogo Machado

"A inquietação que antecede a escolha da faculdade e do curso superior no qual se pretende ingressar é transversal a todos nós, pois reconhecemos a importância que esta decisão pode ter na construção do nosso futuro. O receio domina o pensamento e quanto mais nos aproximamos do momento de decidir, mais nos questionamos acerca da certeza dessa mesma escolha. Neste sentido, tenho a dizer que metade do primeiro semestre foi suficiente para afastar por completo esta dúvida. A singular qualidade do corpo docente, a próxima ligação com o mesmo e o ambiente de entreajuda que se sente nesta faculdade constituem apenas três dos inúmeros fatores que me levaram a concluir que estou no sítio certo. Sinto-me a evoluir de aula para aula e de dia para dia, quer como pessoa, quer como estudante e como futuro profissional.

Posto isto, realço o critério, o rigor e a exigência aos quais, diariamente, somos sujeitos. Numa área tão vasta e tão profunda como a da Comunicação, é fundamental que tenhamos a aproximação mais exata possível a um mundo complexo que exige que sejamos cada vez mais flexíveis, mas também cada vez mais minuciosos e metódicos. Na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa são-nos oferecidas todas as armas que necessitamos para alcançarmos o tão desejado sucesso."

Joana Gomes

“Escolhi a Licenciatura em Comunicação Social e Cultural pela minha paixão pela área, pois o mundo da comunicação é para mim o mais fascinante. A FCH foi a minha escolha e as primeiras semanas foram suficientes para ter a certeza que me encontrava no lugar certo. A FCH não só nos oferece um ensino de qualidade como também um corpo docente atento, preocupado em ouvir-nos e fazer de nós assertivos e bons futuros profissionais.
Logo no primeiro semestre rodeei-me de pessoas e experiências que enriqueceram o meu mundo pessoal e académico. Estou confiante de que estou no caminho certo e que escolhi o melhor curso, com diversas áreas da comunicação e um excelente equilíbrio entre a teoria e a prática.”

José Guerreiro

"Estudar Comunicação Social e Cultural na FCH tem sido uma experiência muito agradável, tem-se revelado tranquilizante após o momento porque todos nós passamos ao concluir o 12° ano. Felizmente encontro-me no meu meio e rodeado de pessoas e experiências que contribuem para o meu enriquecimento pessoal e profissional, e hoje sei que fiz uma boa escolha. A diferença notável na atenção recebida por parte dos professores e de todos os docentes é sem dúvida um dos fatores diferenciadores e bastante benéficos desta instituição.  Sinto assim que me vou preparar excelentemente para onde quer que vá dar continuidade à minha vida profissional. Estou desejoso para observar o que me espera o restante tempo que ainda tenho por aqui, nesta que é a minha segunda casa.

Tomás Almeida

“Studying at FCH has been an incredible experience for me. It may sound commonplace, but from the first day I realized I had made the right decision. In addition to the amazing environment at FCH and the excellent relationship between students and lecturers, the university offers many extra-curricular opportunities that help us prepare for our professional future.

The fact that FCH has a wide variety of degrees and specializations allows me a broader view of the academic and professional world. A strong example of this is that I study Communication and Cultural Sciences in the Journalism and Media area but I also have the choice to try courses from other areas, such as Marketing or Tourism.

The university offers an exceptional education and an incredible academic experience. I am certain I will leave extremely well prepared for my future.”

Gabinete de Admissões - Licenciaturas

E-mail: licenciaturasfch@ucp.pt