CECC_Digital_Literacy_DILIT

O grupo Digital Literacy & Cultural Change (DILIT) visa entender a mudança e a transformação que se têm vindo a verificar no quotidiano das pessoas e das empresas com o advento das tecnologias digitais. O intuito é desenvolver investigação académica não apenas inovadora e sólida, mas também aplicada à indústria e às novas fontes criadoras de produtos ou serviços.

Na sequência do trabalho já elaborado, o grupo irá prosseguir a sua pesquisa sobre literacia digital e receção de conteúdos digitais, concentrando-se, de um modo particular, nos arquivos digitais e nos contextos educativos. A tal trabalho, os investigadores irão acrescentar um olhar sobre as novas narrativas e o modo como são produzidas (por exemplo, por transmediação ou por cross-media), sobre os conteúdos produzidos pelos recetores (de que são exemplo os modelos produsage e remix), bem como sobre a crescente relevância do digital storytelling para as marcas e para a reputação das empresas.

De relevo será, igualmente, a forma como as pessoas retiram valor dos e usam os media digitais no seu dia a dia, especialmente no que diz respeito às crianças, aos adolescentes e às famílias. Será um estudo a desenvolver numa perspetiva internacional e comparativa.

O grupo propõe, também, explorar as tecnologias digitais enquanto motores de desenvolvimento social e potenciadores dos índices de literacia e de bem-estar, numa abordagem crítica. Uma das questões será: quais os desafios colocados pelo chamado smart living e pelas designadas smart cities?

Por fim, os investigadores irão procurar compreender as mudanças sociais e tecnológicas que têm lugar ao longo da vida, assim como o impacto que podem surtir no processo de envelhecimento.

A equipa de investigadores:

Membros integrados

Carla Ganito