2021        2020        2019        2018

 

2021

 

  • Almeida, L. (2021). Desafios das organizações face ao envelhecimento: criatividade e inovação. In J. C. Pinto, & H. R. Pinto (Eds.), Envelhecimento: dimensões e contextos (pp. 301-313). Universidade Católica Editora.
  • Almeida, L., & Pinto, J. C. (2021). Psicologia do Trabalho: O traçar de um perfil de conhecimentos e competências. In A. Gaspar, J. C. Pinto, & R. Francisco (Eds.) Psicologia em Movimento (pp. 135-148). Universidade Católica Editora.
  • Barbosa, A., Francisco, R., & Pedro, M. (2021). Ponto de encontro familiar: eficácia da intervenção na separação conjugal. In R. Francisco, & H. R. Pinto (Eds.), Atores e dinâmicas no Sistema de Promoção e Proteção de Crianças eJovens (pp. 141-165). Universidade Católica Editora.
  • Branco, F. (2021). Envelhecimento, redes e serviços de apoio comunitário. In J. C. Pinto, & H. R. Pinto (Eds.), Envelhecimento: Dimensões e Contextos (pp. 390-403). Universidade Católica Editora.
  • Branco, F. (2021). A pensão social como pilar constitucional de uma rede universal de proteção social em Portugal. In J. Pereirinha, & E. Pereira (Eds.), O regime de mínimos sociais em Portugal: evolução do discurso político e das políticas (pp. 137-215). Edições Almedina.
  • Branco, F., & Amaro, M. I. (2021). Minimum Income Standard as a Social Citizenship Benchmark: The Case of Portugal. In Citizenship as a Challenge. Dimensions of an Evolving Process (pp. 25-36). Brill Academic Publishers.
  • Brito, R., Dias, P., Barqueira, A., & Silva, J. (2021). A utilização de tecnologias digitais por educadores de infância e crianças que frequentam a educação pré-escolar, em Portugal. ISEC Lisboa.
  • Costa-Ramalho, S. (2021). A utilização de tecnologias touchscreen por crianças até aos 6 anos: breve olhar da psicologia do desenvolvimento. In P. Dias, & R. Brito (Eds.) DIGIKIDS: a utilização de tecnologias touchscreen por crianças até aos 6 anos de idade (pp. 12-34). Universidade Católica Portuguesa.
  • Costa-Ramalho, S., & Pedro, M. (2021). Relação conjugal e sexualidade no envelhecimento. In J. C. Pinto, & H. R. Pinto (Eds.), Envelhecimento: Dimensões e contextos (pp. 211-229). Universidade Católica Editora.
  • Dias, P., & Andrade, J. G. (2021). Ser uma social brand: A importância de uma atividade empresarial socialmente responsável e sustentável. In F. Ilharco (Ed.), A sociedade do cuidado (pp. 266-273) Universidade Católica Editora.
  • Diogo, E., & Branco, F. (2021). Famílias de Acolhimento: Um sistema de desafios e recompensas. In R. Francisco, & H. R. Pinto (Eds.), Atores e dinâmicas no sistema de promoção e proteção de crianças e jovens (pp. 208-235). Universidade Católica Editora.
  • Diogo, E., & Branco, F. (2021). Understanding motivations and experiences of foster families in Portugal. In B. K. Kayode (Ed.), Selected topics in humanities and social sciences (Vol. 1, pp. 56-69). Bakare Kayode. https://doi.org/10.9734/bpi/sthss/v1/8430D
  • Diogo, F., Palos, A. C., Rodrigues, C. F., Pereira, E., Ribeiro, F. B., Branco, F., Trevisan, G., Fernandes, L., Silva, O., Perista, P., & Amaro, I. (2021). A pobreza em Portugal: trajetos e quotidianos. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
  • Francisco, R. (2021). Para o bem-estar humano: uma psicologia inseparável da saúde de indivíduos e comunidades. In A. Gaspar, J. C. Pinto, & R. Francisco (Eds.), A Psicologia em movimento (pp. 129-137). Universidade Católica Editora.
  • Francisco, R., & Barrocas, A. (2021). Centros de apoio familiar e de aconselhamento parental: fatores de sucesso na intervenção com famílias. In R. Francisco, & H. R. Pinto (Eds.), Atores e dinâmicas no Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens (pp. 116-140). Universidade Católica Editora.
  • Francisco, R., & Pinto, H. R. (Eds.) (2021). Atores e dinâmicas no sistema de promoção e proteção de crianças e jovens. Universidade Católica Editora.
  • Gaspar, A. (2021). A empatia ao longo da vida. In J. C. Pinto, & H. R. Pinto (Eds.), Envelhecimento: dimensões e contextos (pp. 119-131). Universidade Católica Editora.
  • Gaspar, A. (2021). Nem Psicologia sem Biologia nem Biologia sem Psicologia. In A. Gaspar, J. C. Pinto, & R. Francisco (Eds.), A Psicologia em Movimento. Universidade Católica Editora.
  • Gaspar, A. (2021). Emotion expression, empathic reception and prosocial behaviour - are they linked in evolution? In N. Gontier, A. Lock, & C. Sinha (Eds.), Oxford Handbook of Human Symbolic Evolution. Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780198813781.013.11
  • Gaspar, A., Pinto, J. C., & Francisco, R. (2021). Introdução: a Psicologia em movimento: uma viagem pela Psicologia em Portugal. In A. Gaspar, J. C. Pinto, & R. Francisco (Eds.), A psicologia em movimento (pp. 13-17). Universidade Católica Editora.
  • Gaspar, A., Pinto, J. C., & Francisco, R. (Eds.) (2021). A Psicologia em movimento. Universidade Católica Editora.
  • Godinho, C., Ribeiro, S., Encantado, J., & Marques, M. M. (2021). Intervenções digitais de mudança comportamental em saúde. In I. Leal, & P. Ribeiro (Ed.), Manual de Psicologia da Saúde (pp. 467-478). Pactor Editora.
  • Lagarto, J. R., Faria, A. R., & Mata, J. (2021). Projeto Faina 1:1 - (re)pensar manuais digitais. Universidade Católica Portuguesa. https://doi.org/10.34632/9789895471935
  • Maruta, C. (2021). Pensar (n)o Envelhecimento: a perspetiva cognitiva. In H. R. Pinto, & J. C. Pinto (Eds.), Envelhecimento: Dimensões e Contextos. Universidade Católica Editora.
  • Maruta, C., Rebelo-Pinto, T., & Paiva, T. (2021). A psicologia do sono em Portugal. In A. Gaspar, J. C. Pinto, & R. Francisco (Eds.), A psicologia em movimento. Universidade Católica Editora.
  • Monteiro, D., Antunes da Cunha, M., & Esteves, A. (2021). Representações mediáticas do Serviço Social: um espaço de reflexão para a formação. In M. B. Pérez (Ed.), El progreso de la comunicación en la era de los prosumidores (pp. 521-543). Dykinson.
  • Monteiro, D., Gomes, A., Peixoto, D., & Leite, S. (2021). O papel da música na intervenção com pessoas com comportamentos aditivos e dependências. In E. C. León (Ed.), Oportunidades y retos para la enseñanza de las artes, la educación mediática y la ética en la era postdigital (pp. 584-600). Dykinson.
  • Nogueira, A., Pimenta, S., Francisco, R., & Godinho, R. (2021). Casas de acolhimento: intervenção com vista à (re)integração familiar. In R. Francisco, & H. R. Pinto (Eds.), Atores e dinâmicas no Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens (pp. 166-207). Universidade Católica Editora.
  • Oliveira, A. (2021). Promoção de Competências e Inteligência Emocional em Contexto de Acolhimento Residencial. In C. Peixoto, & M. Oliveira (Eds.), Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens em Perigo - Conceitos, Práticas e Intervenção (pp. 187-196). Pactor.
  • Oliveira, A., & Dora, P. (2021). Multidisciplinariedade na intervenção com famílias em risco. In R. Francisco, & H. R. Pinto (Eds.), Atores e Dinâmicas no Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens. Universidade Católica Editora.
  • Pinto, H. R., & Costa-Ramalho, S. (2021). Longevidade e bem-estar na família. In H. R. Pinto, & J. C. Pinto (Eds.), Envelhecimento: Dimensões e contextos (pp. 241-256). Universidade Católica Editora.
  • Pinto, H. R., & Francisco, R. (2021). Relações intergeracionais na família. In J. C. Pinto, & H. R. Pinto (Eds.), Envelhecimento: Dimensões e contextos (pp. 230-240). Universidade Católica Editora.
  • Pinto, J. C., & Rebelo Pinto, H. (Eds.). (2021). Envelhecimento: Dimensões e Contextos. Universidade Católica Editora.
  • Pinto, J. C. (2021). Envelhecimento e carreira: novos contornos. In J. C. Pinto, & H. R. Pinto (Eds.), Envelhecimento: dimensões e contextos (pp. 286-300). Universidade Católica Editora.
  • Reis, C., & Abbot, S. (2021). Delayed sleep-wake phase disorder. In C. Bassetti, W. McNicholas, T. Paunio, & P. Peigneux (Eds.), Sleep Medicine Textbook (2 ed., pp. 449-456). European Sleep Research Society.
  • Ribeiro, M. T., & Costa-Ramalho, S. (2021). A psicologia da família em Portugal. In A. Gaspar, J. C. Pinto, & R. Francisco (Eds.), A psicologia em movimento (pp. 55-64). Universidade Católica Editora.
  • Sacur, B. M., & Gersão, E. (2021). Promoção de direitos e proteção de crianças e jovens: Passado, presente e caminhos de futuro. In R. Francisco, & H. R. Pinto (Eds.), Atores e dinâmicas no Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens (pp. 62-82). Universidade Católica Editora.
  • Schaeffer, D., Griese, L., Arriaga, M., Silva, A. J., Francisco, R., De Gani, S. M., Jaks, R., Kučera, Z., Levin-Zamir, D., Link, T., Mikšová, D., Nowak, P., Pelikan, J. M., Silva, C., Straßmayr, C., Touzani, R., Vrbovšek, S., & Vrdelja, M. (2021).
  • Navigational health literacy. In The HLS19 Consortium of the WHO Action Network M-POHL (Ed.), International report on the methodology, results, and recommendations of the European health literacy population survey 2019-2021 (HLS19) of M-POHL (pp. 201-232). Austrian National Public Health Institute.
  • Silva, C. V., & Monteiro, D. (2021). O papel das TIC em tempos de Covid-19: A perceção de assistentes sociais e idosos em ERPI. In In M. B. Pérez (Ed.), El progreso de la comunicación en la era de los prosumidores (pp. 587-611). Dykinson.
  • Straßmayr, C., Pelikan, J. M., Link, T., Mikšová, D., Berens, E-M., Van den Broucke, S., Drapkina, O., Finbråten, H. S., Francisco, R., Guttersrud, Ø., Klocháňová, Z., Le, C., Levin-Zamir, D., Lopatina, M., Nogueira, P., Oliveira, J., Pettersen, K. S., Silva, C., Schaeffer, D., ... Arriaga, M. (2021). Study design. In The HLS19 Consortium of the WHO Action Network M-POHL (Ed.), International Report on the Methodology, Results, and Recommendations of the European Health Literacy Population Survey 2019-2021 (HLS19) of M-POHL (pp. 24-56). Austrian National Public Health Institute.

2020
 

  • André, G., & Jesus, A. (Eds.) (2020). Social Work, Human Rights and Intercultural Relation. Universidade Católica Editora. [e-book 9789725407301]
     
  • Batista, S., & Brito, R. (2020). Literacias digitais no contexto escolar. In C. Ponte (Ed.), Nós na Rede: Ambientes digitais reportados por crianças e jovens (pp. 55-72). Almedina.
     
  • Bento, M., & Fernandes, A. (2020). Trinta anos de Serviço Social em Beja: formação e desenvolvimento local. In M. Bento& A. Fernandes(Eds.), Do conhecimento à ação em Serviço Social: contributos para uma intervenção profissional sustentada. IPBeja Editorial.
     
  • Branco, F. (2020). The French maisons sociales, Chicago’s Hull-House scheme and their influence in Portugal. In S. K. S. V. John Gal (Ed.), The settlement house movement revisited. A transnational history (pp. 41-54). Policy press.
     
  • Brito, R. (2020). O olhar dos educadores – como educar as crianças para a utilização das tecnologias? In I. Patrão & P. Fernandes (Eds.), Missão 2050. Pactor Editores.
     
  • Carioca, V., & Fernandes, A. (2020). O Ensino Superior e os diálogos com a comunidade. A dimensão da Gerontotecnologia. In V. Carioca (Ed.). Envelhecer em Tempos de Matrix. RVJ Editores.
     
  • Carioca, V., & Fernandes, A. (2020). Tempos de Inteligência Artificial… Tempos de Emergentes Desafios no Diálogo Idoso – Tecnologia. In M.C. Faria, A. Fernandes, A. Nunes, & J. Ramalho (Eds.), Visões Sobre o Envelhecimento. Observatório das Dinâmicas do Envelhecimento do Alentejo IPBeja Editorial.
     
  • Castro, T.S. & Dias, P. (2020). O Mundo Emergente da Internet das Coisas e a Gestão da Privacidade. In C. Ponte (Ed.), Nós na Rede: Ambientes digitais reportados por crianças e jovens (pp. 111-124). Almedina.
     
  • Chora, C., Faria, M.C., & Fernandes, A. (2020). Sentimento de Comunidade e Envelhecimento Produtivo: fatores protetores de desgaste de uma idosa cuidadora informal. In M.C. Faria, A. Fernandes, A. Nunes, & J. Ramalho (Eds.), Visões Sobre o Envelhecimento. Observatório das Dinâmicas do Envelhecimento do Alentejo IPBeja Editorial.
     
  • Dias, P. (2020). Young children and reading: From paper/digital to phygital. In L. Grabbe, P. Rupert-Kruse, & N. Schmitz (Eds.). BildGestalen: Topographien medialer visualitat (pp. 98-116). Buchner.
     
  • Dias, P., & Brito, R. (2020). Pedagogical storytelling material for children regarding online safety: Pilot study in kindergartens. In J. Tussey (Ed.), Connecting disciplinary literacy and digital storytelling. IGI Global.
     
  • Dias, P., & Brito, R. (2020). “The tablet is my best friend”: Practices and perceptions of young children and their parents. In The digital in children’s early years: research, design and practice. Springer.
     
  • Diogo, E. (2020). O Acolhimento Familiar de Crianças em Portugal: Política e prática. In L. Souza, M. Lino, & R. Batista (Eds.), Infância, Juventude e Políticas Públicas - Desafios, resistências e devires (pp. 68-83). Gramma Editora.
     
  • Diogo, E., & Valduga, T. (2020). O Diagnóstico Social. In J. Brinca (Ed.), O lugar dos instrumentos no Serviço Social, Instrumentos indiretos (pp. 61-70). Edições Esgotadas.
     
  • Gaspar, A. (2020). Emotion expression, empathic reception and prosocial behaviour – evolutionarily linked? In A. Lock, C. Sinha & N. Gontier (Eds.), Oxford Handbook of Human Symbolic Evolution. Oxford University Press.
     
  • Godinho, C., Ribeiro, S., Encantado, J., & Marques, M. (2020). Intervenções digitais de mudança comportamental em saúde. In I. Leal & P. Ribeiro (Coord.), Manual de Psicologia da Saúde. Pactor Editora.
     
  • Godinho, P. (2020). O processo de construção da intervenção com famílias: a visão do serviço social. In M. Bento, & A. Fernandes (Eds.), Do conhecimento à ação em Serviço Social: Contributos para uma intervenção profissional sustentada. IPBeja Editorial.
     
  • Gonçalves, J. (2020). Instituições de apoio a pessoas idosas em Portugal - Problemas e desafios atuais e futuros: Estudo num município rural. In T. N. Oliveira (Ed.), O serviço social e a superação das desigualdades sociais (pp. 138-148). Atena Editora.
     
  • Oliveira, A. (2020). Autoconfiança. In J. L. Gonçalves, & M. Alarcão (Eds), Pilares do Método UBUNTU (pp. 61-86). IPAV.
     
  • Pereirinha, J., Pereira, E., Branco, F., Costa, D., & Amaro, I. (2020). Adequate income in Portugal: A comparison of two estimation methods. In C. Deeming (Ed.), Minimum income standards and reference budgets. International and comparative policy perspectives (pp. 271-288). Policy Press.
     
  • Pereirinha, J., Pereira, E., Branco, F., Costa, D., & Amaro, I. (2020). Rendimento adequado em Portugal: Um estudo sobre o rendimento suficiente para viver com dignidade em Portugal. Almedina.
     
  • Petisca S., Paiva A., & Esteves F. (2020). Perceptions of people’s dishonesty towards robots. In A. R. Wagner, D. Feil-Seifer, K. S. Haring, S. Rossi, T. Williams, H. He, & S. S. Ge (Eds.) Social Robotics. ICSR 2020. Lecture Notes in Computer Science, vol 12483 (pp. 132-143). Springer.
     
  • Pinhal, J., Cavaco, C., Cardona, M.J., Costa, F., Marques, J., Faria, A.R. (Orgs.) (2020). Contributos da investigação em Ciências da Educação - 30 anos de AFIRSE em Portugal. AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8272-38-6
     
  • Pinhal, J., Cavaco, C., Cardona, M.J., Costa, F., Marques, J. & Faria, A.R. (Orgs.) (2020). Tempos, espaços e artefactos em Educação. Atas do XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal. AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8272-39-3
     
  • Reis C., & Abbott S. (2020). F.2.2. Pathophysiology - delayed sleep. In European Sleep Medicine Textbook (2nd Edition).

 

2019
 

  • Branco, F. (2019). Social reform in the United States: Lessons from the Progressive Era. In U. Klammer, S. Leiber, & S. Leitner (Eds.), Social Work and the Making of Social Policy (pp. 71-87). Policy Press.
     
  • Branco, F. (2019). Social Work and Policy Practice in Portugal: Historical Stories and Trends in Times of Austerity. In A. L. Peláez & E. J. Ciriano (Eds.), Austerity, Social Work and Welfare Policies: A Global Perspective (pp. 95-110). Thonson Reuters/Arazadi.978-84-1309-674-2
     
  • Brito, R., & Costa, V. (2019). Tecnologias, ciência e educação pré-escolar: estratégias de exploração de sensores de som e vento. In M. J. Silva, & R. Brito (Eds.), Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 105-123). Escola Superior de Educação de Lisboa.
     
  • Brito, R., & Dias, P. (Eds.) (2019). Crianças, famílias e tecnologias na sociedade de hoje. Que desafios? Que caminhos?. Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. [ISBN: 978-989-8912-09-1]
     
  • Brito, R., & Dias, P. (2019). Aplicações seguras e benéficas para crianças felizes: perspetivas de stakeholders. Escola de Educação, ISEC.
     
  • Brito, R., & Dias, P. (2019). Pais, filhos e tecnologias digitais móveis: Perceções de utilização e critérios para escolha de atividades. In R. Brito, & P. Dias (Org.), Crianças, famílias e tecnologias: Que caminhos? Que desafios? (pp. 40-53). Escola Superior de Educação de Lisboa.
     
  • Brito, R., Dias, P. & Oliveira, G. (2019). The Domestication of Smart Toys: Perceptions and practices of young children and their parents. In G. Mascheroni & D. Holloway (Eds.). The Internet of Toys – Practices, affordances and the political economy of children’s smart play (pp. 111-133). Springer.
     
  • ​Carvalho, J., Francisco, R., & Relvas, A.P. (2019). e-Famílias: O impacto das TIC na vida contemporânea de famílias com crianças. In R. Brito, & P. Dias (Eds.). Crianças, famílias e tecnologias na sociedade de hoje. Que desafios? Que caminhos? (pp. 184-197). Escola Superior de Educação de Lisboa.
     
  • Costa-Ramalho, S., Marques-Pinto, A., & Ribeiro, M.T. (2019). Fatores promotores de bem-estar na relação conjugal: Percurso de investigação e proposta de abordagem psico-educativa. In M.J. Alvarez, A.M. Veiga Simão, J.A. Ferreira, & E. Santos (Coords.), Psicologia Educacional: Investigação e Intervenção em Portugal (269-294). Coisas de Ler.
     
  • ​Cunha, B.N., & Francisco, R. (2019). Perspetivas de profissionais e famílias adotivas sobre a criação de serviços de pós-adoção em Portugal. In M.M. Calheiros, E. Magalhães, & L. Monteiro (Eds.). Crianças em risco e perigo: Contextos, investigação e intervenção (Vol. V; pp. 45-66). Edições Sílabo.
     
  • ​Dias, P., & Brito, R. (2019). hAPPy Kids: Aplicações seguras e benéficas para crianças felizes. Conteúdos positivos: Opiniões dos stakeholders. Centro de Estudos em Comunicação e Cultura, Universidade Católica Portuguesa.
     
  • Guerra, I. (2019). O que é o Caso Social? Estudo sobre a construção do caso social em contexto hospitalar. Universidade Católica Editora.
     
  • Lagarto, J. (2019). Tecnologias digitais: Formação a distância e plataformas colaborativas. In Formação Profissional em Portugal - Percursos e dasafios. Testemunhos (pp. 301–311). Instituto do Emprego e Formação Profissional.
     
  • Lagarto, J., & Marques, H. (2019). Trocar o papel pelo digital - uma experiência piloto em Portugal. In J. Gasparin & G. Mashiba (Eds.), Os clássicos e a Educação: Um retorno necessário em tempos de crise (p. 175-193). EDITORA CRV.  http://doi.org/10.24824/978854442878.8
     
  • ​Lameiras, S., Pinto, A.M., Francisco, R., Costa-Ramalho, S., & Ribeiro, M.T. (2019). The predictive value of dyadic coping in the explanation of PTSD symptoms and subjective well-being of work accident victims. In G. Bodenmann, M. K. Falconier, & A. K. Randall (Eds.). Dyadic Coping: A Collection of Recent Studies (pp. 186-194). Frontiers Media. http://doi.org/10.3389/978-2-88963-031-8
     
  • Pedro, M. F. (2019). Psicoterapia com adolescentes. In C. Biscaia, & D. D. Neto (Eds.), A prática profissional da psicoterapia (pp. 269-283). Ordem dos Psicólogos Portugueses.
     
  • ​Pinhal, J.,  Cavaco, C., Cardona, M.J., Costa, F., Marques, J., & Faria, R. (Orgs.) (2019). A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal. Atas do XXV Colóquio da AFIRSE Portugal. AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. [ISBN: 978-989-8272-35-5]
     
  • ​Pinhal, J.,  Cavaco, C., Cardona, M.J., Costa, F., Marques, J., & Faria, R. (Orgs.) (2019). Contributos da investigação em Ciências da Educação - 30 anos da AFIRSE Portugal (vol.2). EDUCA. 
     
  • Pinto J.C., & Rebelo-Pinto, H. (2019). Projetos de Vida em Jovens Adultos em Situação de Vulnerabilidade Profissional: Contributos do Projeto Internacional Live2Work. In M. Carvalho & M.C. Taveira (Fds.), Intervenções de carreira em contextos educativos.  APDC Edições.
     
  • Silva, C., & Branco, F. (2019). Dinâmicas de vulnerabilização económica e desqualificação social da classe média em Portugal. Atas do III Congresso Ibero-americano de Intervenção Social: Direitos Humanos e Mediação (pp.139-155). Lema D´Origem. [ISBN: 978-989-8890-36-8]

 

2018
 

  • Brito, R., & Dias, P. (2018a). Digital technologies in kindergarten: paths of kindergarten teachers and potentialities. In L. Daniela, & M. Lytras (Eds.)., Learning Strategies and Constructionism in Moderns Education Settings (pp.114-130). IGI Global.
     
  • Brito, R., & Dias, P. (2018b). Young children (0-8) and digital technology: National report - Portugal. In S. Chaudron (Ed.), Young Children (0-8) and Digital Technology: A qualitative exploratory study. European Commission, Joint Research Centre. 
     
  • ​Cláudio, A.P., Carmo, M.B., Gaspar, A., & Teixeira, R. (2018). Expressive avatars in psychological intervention and therapy. In A. Ursyn (Ed.), Interface support for creativity, productivity, and expression in computer graphics (pp. 27-48). IGI Global. http://doi.org/10.4018/978-1-5225-7371-5.ch002
     
  • Dias, P., & Brito, R. (2018a). Aplicações seguras e benéficas para crianças felizes. Perspetivas dos pais. Centro de Estudos em Comunicação e Cultura, Universidade Católica Portuguesa. [Disponível em https://goo.gl/PKdWU5]
     
  • Dias, P., & Brito, R. (2018b). Aplicações seguras e benéficas para crianças felizes. Perspetivas de famílias. Centro de Estudos em Comunicação e Cultura, Universidade Católica Portuguesa. [Disponível em https://goo.gl/8LfR4T]
     
  • Diogo, E. (2018). Ser Família de Acolhimento de crianças em Portugal - Motivações e experiência. Universidade Católica Editora.
     
  • Diogo, E. (2018). Famílias de acolhimento. In Centro de Estudos Judiciários (Ed.), Acolhimento residencial e familiar [e-book] (pp. 99-108). Centro de Estudos Judiciários. [Disponível em http://www.cej.mj.pt/cej/recursos/ebooks/familia/eb_AcolhimentoResidencialFamiliar.pdf]
     
  • Francisco, R. (2018). Studies on body image, eating, and weight in models, dancers, and aesthetic athletes. In M. Cuzzolaro & S. Fassino (Eds.), Body image, eating, and weight: A guide to assessment, treatment, and prevention (pp. 401-411). Springer. http://doi.org/10.1007/978-3-319-90817-5_29
     
  • Gaspar, A., & Henriques, M. (2018). Driven by shame: How may a negative emotion lead to prosocial behavior. In S. G. Silva (Ed.). Morality and emotion: New interdisciplinary landscapes. Cognition Series. Routledge 
     
  • Lagarto, J. (2018). O papel das TIC no desenvolvimento comunitário em Moçambique. In A. Nhamposse, H. Correia, M. Laita, N. Talaquichande, N. Ribeiro, & S. Nascimento (Eds.), Desafios da Comunicação no Século XXI (pp. 185–208). Universidade Católica de Moçambique.
     
  • Leal, G., & Maruta, C. (2018). Afasia Primária Progressiva. In J. Fonseca (Ed.), Afasia e comunicação após lesão cerebral: Definição, classificação e reabilitação (pp. 169-194). Papa-Letras. 
     
  • Melo, R. (2018). O (novo) Estatuto do Ensino Particular e Cooeprativo: Uma mudança de paradigma. Fundação Manuel Leão.
     
  • Melo, R. (2018). Os Jesuítas e a liberdade de educação em Portugal. In J. M. Lopes (Ed.), A Pedagogia da Companhia de Jesus – Contributos para um diálogo (pp. 459-479). Axioma.
     
  • Pinto, J.C., & Rebelo-Pinto, H. (2018). What do we know about refugees’ models of career development and its implications for career counselling? In E. Sengupta, & P. Blessinger (Eds.), Strategies, policies and directions for refugee education (Vol. 13). Emerald Group Publishing.