Ao estudarem os fenómenos culturais nas suas mais variadas dimensões, os Estudos de Cultura assumem-se, desde logo, como uma área pluridisciplinar, polifónica e potencialmente interrogadora dos saberes tradicionais.

Na FCH, a área científica inclui, em presença complementar e diálogo constante, docentes oriundos de diversos campos de especialização, responsáveis pela lecionação de disciplinas transversais à maior parte dos cursos: literatura, história, cultura visual, línguas, linguística, arte e curadoria, tradução.

Além de um curso de licenciatura, três de mestrado e três de doutoramento (todos em parceria com instituições universitárias de prestígio -  nacionais e internacionais-, o que faz parte do traçado transdisciplinar e colaborativo que nos distingue), a área acolhe a rede do Lisbon Consortium e a Católica Languages & Translation. A primeira constitui uma ponte, de reconhecida excelência, entre os mundos académico e do setor das artes e da cultura, constituindo um exemplo único na paisagem dos saberes em Portugal. A segunda coloca os saberes da área ao serviço das demais Faculdades, Institutos e serviços no campus, assim como do mundo extramuros.