Universidade Católica Portuguesa
Pagina Inicial
PortalPortalAlunosAlunosDocentesDocentesWebmailWebmailFaceBookFaceBookTwitterTwitter
Faculdade de Ciências HumanasInício | Voltar | Imprimir

Doutoramentos 3º Ciclo

Descrição Plano Curricular Horários Funcionamento Calendário Académico Prémios Propinas Docentes Condições de Admissão e de Progressão Normas, Regulamentos e Impressos Pedidos de Informação Brochura Trabalhos Defendidos 

Doutoramento em Serviço Social (antigo plano)

Apresentação 

O Doutoramento em Serviço Social insere-se na área de ensino de Serviço Social na UCP dando continuidade ao primeiro e segundo ciclo. O programa de doutoramento em Serviço Social na UCP inscreve-se, com o mesmo rigor académico, na tradição do reforço do pensamento reflexivo dos profissionais de Serviço Social.

O seu enquadramento referencial considera a complexidade crescente dos processos de mudança social em que os assistentes sociais e trabalhadores sociais se vêm envolvidos bem como a reflexão aprofundada e inovadora sobre os fundamentos e métodos de intervenção social culminando um processo de produção cientifica em Serviço Social no contexto da sociedade portuguesa sem esquecer a sua contextualização internacional.

Os muitos campos de intervenção, desde os cuidados individuais e familiares, ao planeamento e gestão de equipamentos sociais incluindo a intervenção comunitária e o desenho e avaliação das políticas públicas, mostram a complexidade e a diversidade das questões que se colocam à elaboração teórica desta área de saber. Mas ainda, a evolução das necessidades sociais e das formas de lhes responder mostra como é necessário teorizar as práticas profissionais e as interações sociais em termos das suas fundamentações multidisciplinares. A insegurança característica das sociedades pós-modernas, o enfraquecimento de uma sociedade de inclusão, o declínio das instituições de integração, o aumento dos processos de desinserção apelam a uma intervenção social enraizada nos processos de reconstrução identitária e na procura de inserções diversas a nível social, cultural, económico, etc.

A resposta encontra-se na compreensão do sujeito na sua interação com o meio envolvente, a qual sustenta e fundamenta a relação de ajuda social. Por outro lado, a inserção faz-se no contexto de sociedades que procuram novas formas de desenvolvimento, onde a economia é acompanhada por outros níveis de desenvolvimento, na concertação interinstitucional e no equilíbrio e convergência de racionalidades e interesses vários. Estas realidades, atravessadas por profundas mudanças, são cada vez mais exigentes para a intervenção social.??A compreensão profunda das fraturas sociais e das várias exclusões hoje emergentes, assim como o desvendamento dos fatores estruturais da exclusão e a desmontagem dos discursos sobre estes complexos problemas, fazem parte das tarefas que os profissionais de Serviço Social devem realizar.

Surge assim a necessidade de recolocar as funções tradicionais de proteção social na defesa de um olhar integrado, interdiscipllinar, sistémico, participativo e multicultural, sobre as políticas sociais, o que só pode ser feito através de reflexões e análises aprofundadas de nível de doutoramento. Sabe-se, por outro lado, que a profissão de assistente social, bem como a de outro tipo de interventores sociais, sempre foi uma construção histórica instável e que os novos contextos exigem a sua reformulação, quer na abordagem dos problemas, quer nas formas de atuar e nas estratégias de luta a favor do desenvolvimento humano, solidário e sustentável. Ora esta reflexão, no contexto português, está, quando muito, iniciada. O contributo dos doutorandos da Universidade Católica neste particular pode ser fundamental para o desenvolvimento do conhecimento necessário a uma intervenção social renovada e participada.

O Programa Doutoral em Serviço Social orienta-se para a produção de conhecimento cientifico através de uma trabalho de investigação original, especialmente elaborado para esse fim, e que pode ter como origem qualquer dos campos profissionais da intervenção e da política social.

O Programa de Doutoramento em Serviço Social visa desenvolver as capacidades de compreensão sistemática de problemas e práticas sociais, nomeadamente através do:

  • Aprofundamento de teorias e métodos de compreensão das dinâmicas individuais, comunitárias e sociais;
  • Operacionalização das disciplinas sociais que têm a ver com a compreensão complexa da realidade individual, comunitária e societária, em termos das suas implicações na ação;
  • Desenvolvimento de aptidões e métodos de investigação e análise científica das práticas profissionais;
  • Desenvolvimento da capacidade avançada de investigação científica em Serviço Social e domínio, com profundidade, dos métodos e técnicas de investigação utilizados nesta área cientifica;
  • Teorização dos métodos de intervenção, em termos da sua eficácia e eficiência;
  • Capacidade de analisar criticamente ideias novas e complexas e de as comunicar à diversidade de públicos desta área de conhecimento.



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades FCH Facebook FCH Twitter

Nome: Faculdade de Ciências Humanas
Palma de Cima, 1649-023 Lisboa
Telefone: 21 721 41 99
Fax: 21 727 17 00
E-mail: direccaofch[at]fch.lisboa.ucp.pt ; ecarvalho[at]fch.lisboa.ucp.pt
Página Pessoal: www.fch.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial