Universidade Católica Portuguesa
Pagina Inicial
PortalPortalAlunosAlunosDocentesDocentesWebmailWebmailFaceBookFaceBookTwitterTwitter
Faculdade de Ciências HumanasInício | Voltar | Imprimir

Mestrados 2º Ciclo

Descrição Plano Curricular Pedidos de Informação Condições de Admissão/Candidaturas Docentes Calendário Académico Horários Propinas Normas, regulamentos e Impressos Trabalhos Defendidos Saídas Profissionais Testemunhos Brochura Rede de Protocolos Global Scholar 

MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

  

Mestrado em Ciências da Comunicação da FCH-UCP #1 em Portugal e #25 na Europa  

 De acordo com a edição de 2017 do prestigiado ranking Eduniversal, o Mestrado em Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Humanas subiu 5 posições a nível mundial e está entre os 25 melhores da Europa, sendo o primeiro classificado entre os mestrados de universidades portuguesas.

 

  

Especializações:

     - Media e Jornalismo
     - Comunicação, Televisão e Cinema
     - Internet e Novos Media
     - Comunicação Política
     - Comunicação, Organização e Liderança
     - Comunicação, Marketing e Publicidade *

*De acordo com a edição de 2017 do prestigiado ranking Eduniversal, o Mestrado em Comunicação, Marketing e Publicidade da Faculdade de Ciências Humanas está agora entre os melhores do mundo, estando classificado em número 21 na Europa.

 

Programa "Global Scholar Exchange Program" - parceria UCP com Kent State University

 

Apresentação

O Mestrado em Ciências da Comunicação oferece a aprendizagem de um conjunto alargado de competências que potenciam a integração dos alunos no mercado de trabalho que exige, de forma crescente, profissionais capazes de responder de forma eficaz às novas exigências da produção de conteúdos e de gestão de informação interna e/ou externa. Dada a elevada penetração das novas tecnologias de informação e de comunicação nas sociedades contemporâneas, estão a levantar-se novos problemas e desafios, surgindo igualmente novas metodologias e instrumentos de atuação, com os quais os alunos serão familiarizados ao longo do Mestrado.

Conhecido pela elevada taxa de empregabilidade dos seus alunos (98% de acordo com estudo de empregabilidade realizado em 2014), o curso conjuga uma sólida formação teórica com a aplicação do saber em casos concretos, potenciando a autonomia dos alunos em termos do desenvolvimento de projetos profissionais bem como de investigação científica.

No primeiro ano, os alunos frequentam um conjunto de cadeiras obrigatórias, consoante a especialização selecionada. Devem igualmente frequentar duas cadeiras opcionais dentro de um leque muito alargado de oferta disponível na Faculdade de Ciências Humanas e que inclui diversos ateliês destinados ao desenvolvimento de competências práticas.

No segundo ano do Mestrado os alunos poderão optar entre a realização de dissertação, projeto ou estágio com relatório. No caso desta última opção, destinada sobretudo a alunos que pretendem um mestrado profissionalizante, a FCH tem uma rede de protocolos com mais de uma centena de empresas que operam nas várias áreas de especialização do Mestrado e nas quais os estágios podem ser realizados. Existe igualmente um leque de empresas parceiras que atribuem prémios e permitem experiências profissionais exclusivas aos alunos do Mestrado.

Dada a abrangência temática das várias especializações, o Mestrado em Ciências da Comunicação destina-se a todos os que desenvolvem ou pretendem vir a desenvolver a sua atuação nos media ou nas indústrias culturais em geral, bem como nas áreas de comunicação interna ou externa das organizações. É igualmente dirigido a alunos que pretendam iniciar uma carreira de investigação científica na área interdisciplinar das ciências da comunicação. A opção por um 2º ano de natureza profissionalizante (estágio) ou de investigação (dissertação ou projeto) deverá ser realizada pelos alunos aquando da conclusão do 1º ano do Mestrado.

Os estudantes do Mestrado em Ciências da Comunicação, além de poderem realizar um semestre no estrangeiro, ao abrigo do programa Erasmus ou de intercâmbio com universidades no Brasil, podem também participar no "Global Scholar Exchange Program". Organizado pela Faculdade de Ciências Humanas e pela Kent State University, este programa permite aos alunos estudar um semestre nos Estados Unidos da América.

Parceiros



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades FCH Facebook FCH Twitter

Nome: Faculdade de Ciências Humanas
Palma de Cima, 1649-023 Lisboa
Telefone: 21 721 41 99
Fax: 21 727 17 00
E-mail: direccaofch[at]fch.lisboa.ucp.pt ; ecarvalho[at]fch.lisboa.ucp.pt
Página Pessoal: www.fch.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial