Universidade Católica Portuguesa
Pagina Inicial
PortalPortalAlunosAlunosDocentesDocentesWebmailWebmailFaceBookFaceBookTwitterTwitter
Faculdade de Ciências HumanasInício | Voltar | Imprimir

Mestrados 2º Ciclo

Descrição Plano Curricular Pedidos de Informação Condições de Admissão/Candidaturas Calendário Académico Horários Propinas Normas, Regulamentos e Impressos Trabalhos Defendidos Saídas Profissionais Brochura 

MESTRADO EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS APLICADAS

Especializações:

  • TEFL (Teaching English as a Foreign Language)


     

Apresentação

O objectivo deste curso é a formação de professores de inglês língua estrangeira através de um estudo rigoroso e uma análise científica das matérias que constituem saberes  fundamentais para a mestria de uma língua. Prévios a toda a metodologia de ensino estão os elementos científicos que caracterizam os próprios conteúdos. O objectivo deste curso é, pois, a formação científica dos professores, repensando manuais, gramáticas e livros de texto.

Concebido este mestrado como desenvolvimento de uma formação na área dos estudos das línguas, o seu objectivo é preparar os formandos que queiram ser professores de inglês / língua estrangeira. A formação incidirá primordialmente nas Noções Fundamentais da Linguística para o Ensino da Língua, uma vez que a portaria 1488 /2004 de 24 de Dezembro estabeleceu um novo quadro de terminologia linguística em que os professores de língua terão necessariamente de ser formados. Mesmo que tal portaria o não tivesse estabelecido, os formandos carecem de forte preparação no quadro dos conceitos linguísticos. Por isso este módulo ocupa substancialmente a carga lectiva e apresenta 8 ECTS.

Pelas mesmas razões, são também fulcrais para esta formação os módulos de Práticas Discursivas na Aula de Língua Estrangeira, Linguística Contrastiva e o Ensino da Língua e Géneros de Escrita e a Aula de Inglês como Língua Estrangeira, uma vez que se conhece hoje claramente a inevitável importância da língua materna na aquisição / aprendizagem da língua estrangeira. O professor tem de estar consciente da língua materna do seu aprendente e dos contrastes que essa língua  estabelece com a língua-alvo, neste caso a língua inglesa. Por isso estes módulos ocupam, juntamente com o anterior, substancialmente a carga lectiva e apresentam, cada um, 8 ECTS.

Periféricos, mas importantes, são os seminários de Linguagem, Estruturas Cognitivas e Cognição (7 ECTS), TEFL e História da Língua Inglesa (3 ECTS), Estudar o Inglês quando a Língua Materna é o Português (6 ECTS), seminários que visam o alargamento de perspectivas importantes no seio do inglês como língua estrangeira.



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades FCH Facebook FCH Twitter

Nome: Faculdade de Ciências Humanas
Palma de Cima, 1649-023 Lisboa
Telefone: 21 721 41 99
Fax: 21 727 17 00
E-mail: direccaofch[at]fch.lisboa.ucp.pt ; ecarvalho[at]fch.lisboa.ucp.pt
Página Pessoal: www.fch.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial