Universidade Católica Portuguesa
Pagina Inicial
PortalPortalAlunosAlunosDocentesDocentesWebmailWebmailFaceBookFaceBookTwitterTwitter
Faculdade de Ciências HumanasInício | Voltar | Imprimir

Mestrados 2º Ciclo

Descrição Plano Curricular Horários Propinas Prémios Saídas Profissionais Normas, regulamentos e Impressos Pedidos de Informação Brochura Trabalhos Defendidos 

MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO (antigo plano de estudos)

Proposta de Equivalências de Planos Curriculares

 

Especializações:

  • Media e Jornalismo
  • Comunicação, Televisão e Cinema
  • Internet e Novos Media
  • Comunicação, Organização e Liderança
  • Comunicação, Marketing e Publicidade

     

Apresentação

O Mestrado em Ciências da Comunicação visa formar especialistas capazes de reflectir e de analisar as principais fontes de conhecimento sobre as quais se baseiam as práticas profissionais nos diversos sectores da comunicação. Oferece a aprendizagem de um conjunto alargado de competências que potenciam a integração dos alunos no mercado de trabalho que exige, de forma crescente, profissionais capazes de responder de forma eficaz às novas exigências da produção de conteúdos ou de gestão de informação interna e/ou externa.

Dada a elevada penetração das novas tecnologias de informação e de comunicação nas sociedades contemporâneas, estão a levantar-se novos problemas e desafios, bem como a surgir novas metodologias e instrumentos de actuação, com os quais os alunos serão familiarizados ao longo do Mestrado. Trata-se de um curso de 2º ciclo de banda larga que conjuga uma sólida formação teórica com a aplicação do saber em casos concretos.

No segundo ano do Mestrado os alunos poderão optar entre a realização de um trabalho de investigação académica (dissertação), um projecto ou um estágio com relatório. No caso desta última opção, a FCH tem protocolos com largas dezenas de empresas que operam nas várias áreas de especialização nas quais os estágios podem ser realizados.
Dada a abrangência temática das várias especializações, descritas sucintamente abaixo, o Mestrado em Ciências da Comunicação destina-se a todos os que desenvolvem ou pretendem vir a desenvolver a sua actuação nos media ou nas indústrias culturais em geral, bem como nas áreas de comunicação interna ou externa das organizações.

 

  • Media e Jornalismo

Esta especialização visa oferecer um aprofundamento dos conhecimentos sobre os media, tanto ao nível da produção como da recepção. Os mestrandos serão incentivados a desenvolver competências reflexivas sobre a actuação dos media e do jornalismo na actualidade, sendo igualmente dotados de instrumentos que lhes permitam uma rápida integração no universo das empresas de media que se encontram actualmente a atravessar uma fase de mutação com alterações profundas nos métodos de produção de conteúdos e nos modelos de negócio.

É objectivo desta especialização associar a docência teórica a empresas líderes de mercado que possam trazer contributos de experiências de ponta, servindo como garantia de qualidade e actualidade das matérias. Para além de uma sólida base teórica sobre a comunicação, ao longo do curso os mestrandos serão incentivados a desenvolver trabalhos de investigação ou aplicação prática em áreas como: jornalismo (como se trabalha na redacção dos media impressos, audiovisuais e em linha), programação e produção de conteúdos, gestão e estratégia dos media, mercado publicitário, história e sociologia dos media.

  • Comunicação, Televisão e Cinema

Vivemos num tempo em que o aparecimento de novas plataformas de distribuição de conteúdos audiovisuais trouxe novos desafios aos sectores da televisão e do cinema. Paralelamente, assistimos a alterações na produção e na recepção de conteúdos, em que se incluem digitalização, parcerias e convergências tecnológicas e profissionais, novas plataformas de distribuição, partilha de ficheiros, produção de conteúdos por não profissionais e formação de novos públicos. Por isso, torna-se importante obter uma sólida formação teórica sobre comunicação aliada a uma forte componente prática que a especialização de Televisão e Cinema do mestrado oferece.

Ao longo do curso, os mestrandos têm contacto com o estado da arte da investigação no domínio do audiovisual, e trabalham com módulos orientados para as áreas de produção, programação e realização, garantindo-se o desenvolvimento de instrumentos essenciais para entender a cultura visual contemporânea e de competências para aplicar os conhecimentos à produção de conteúdos.

  • Internet e Novos Media

Nos anos mais recentes, o uso da Internet massificou-se e deu origem a novos media, como as redes sociais, num aprofundar da sociedade em rede e do conhecimento, no que se chama web 2.0 e, mesmo, web 3.0, com novas aplicações tecnológicas e sociais. Por outro lado, o entretenimento alargou-se aos videojogos, hoje uma indústria das mais criativas e lucrativas no campo do lazer e da cultura, dadas as ramificações com o cinema, a banda desenhada, o design, a televisão, a música, as tecnologias digitais e a informática.

Esta variante do Mestrado em Ciências da Comunicação visa fornecer competências reflexivas mas também a compreensão prática desse mundo em crescimento permanente. Além de uma sólida formação em comunicação e sistemas de informação, são igualmente oferecidas cadeiras nas quais serão aprofundadas matérias relacionadas com a realidade digital, nomeadamente as novas formas de consumo de media e as alterações culturais introduzidas pela Internet. Em paralelo com uma visão actualizada sobre a produção e a recepção dos novos media, esta especialização aposta igualmente numa componente prática, através de um laboratório multimédia e de webdesign, destinado a dotar os alunos de competências específicas para o exercício de funções nestas áreas.

  • Comunicação, Organização e Liderança

Esta especialização aborda a comunicação em dois âmbitos específicos: a sociedade organizacional contemporânea; a liderança de pessoas, organizações, grupos profissionais e sociais e comunidades diversas.

Trata-se de uma variante que visa sobressair pela sua qualidade global - entre outros aspectos, pela actualidade científica e valor prático dos seus conteúdos. Assim, no curso é ministrada uma formação de banda larga em ciências da comunicação, focando a realidade organizacional e tecnológica e oferecendo uma formação, teórica e prática, relevante para a generalidade das organizações, nas suas actividades comunicacionais. Por outro lado, o curso visa fornecer ferramentas para a compreensão da liderança como processo comunicacional nos planos interpessoal, intra- e inter-grupal, público ou organizacional. Liderar grupos, equipas ou comunidades é algo que se torna ainda mais crucial em épocas de mudança como a que as organizações vivem hoje em dia.

  •  Comunicação, Marketing e Publicidade

A realidade empresarial actual é marcada por uma concorrência global que exige o desenvolvimento de estratégias de marketing que, alicerçadas em informação e em conhecimento, levem as empresas a obter resultados tanto no mercado nacional como internacional. Formar mestres que representem uma mais valia para as organizações que funcionam neste contexto é o objectivo desta variante do Mestrado que alia uma sólida formação teórica sobre a comunicação com uma forte componente prática. Além de garantir aos alunos um conhecimento alargado do mundo empresarial e da importância crescente das estratégias de marketing e de publicidade, esta especialização oferece disciplinas destinadas a desenvolver competências de reflexão e de acção.

Trata-se de uma variante do Mestrado em Ciências da Comunicação destinada a todos aqueles que desenvolvem ou pretendam vir a desenvolver uma carreira profissional nas áreas de marketing e publicidade e que tenham por objectivo aprofundar os seus conhecimentos numa área que exige um esforço de actualização permanente de forma a permitir às empresas uma melhoria constante dos processos de tomada de decisão.

 



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades FCH Facebook FCH Twitter

Nome: Faculdade de Ciências Humanas
Palma de Cima, 1649-023 Lisboa
Telefone: 21 721 41 99
Fax: 21 727 17 00
E-mail: direccaofch[at]fch.lisboa.ucp.pt ; ecarvalho[at]fch.ucp.pt
Página Pessoal: www.fch.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Beiras > Braga > Lisboa > Porto
Página Inicial