Universidade Católica Portuguesa
Pagina Inicial
PortalPortalAlunosAlunosDocentesDocentesWebmailWebmailFaceBookFaceBookTwitterTwitter
Faculdade de Ciências HumanasInício | Voltar | Imprimir

Licenciaturas 1º Ciclo

Descrição Programas Horários Propinas e Apoios Bolsas e Prémios Saídas Profissionais Pedidos de Informação Testes/Exames Avisos Brochura 

Licenciatura em Comunicação Social e Cultural (antigo plano)

Especializações

Comunicação Social / Jornalismo
Comunicação Cultural
Comunicação Digital
Comunicação Visual
Comunicação Organizacional

Cumprindo a orientação aprovada no Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa de que a composição do 1º Ciclo deverá assentar "nas ciências básicas da respectiva área", o Curso de Licenciatura em Comunicação Social e Cultural da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa foi reestruturado de modo a consignar o travejamento teórico ancilar de cada perfil, que lhe reconhece especialidade científica, com competências que permitam, aos que o desejarem, a integração no mercado de trabalho no final deste ciclo de formação.

O perfil do Curso de Licenciatura distingue-se pelo seu carácter inequivocamente universitário, procurando fornecer ao formando instrumentos para uma produção crítica de saber, reconhecida pelos critérios fundamentais da comunidade científica em que se integram, se bem que reconhecendo que a formação universitária deverá considerar a empregabilidade e o perfil profissional do licenciado que coloca no mercado.

Com base nos resultados dos estudos sobre a integração no mercado dos licenciados do Curso, realizados pelo Gabinete de Avaliação da Faculdade, foram consideradas competências básicas de formação profissional, que ajudaram a definir percursos alternativos. Por outro lado, a adequação do Curso procurou ter em conta os desenvolvimentos curriculares mais recentes de cada comunidade científica ao nível internacional, de modo a poder inovar e actualizar a sua oferta e colocá-la no patamar de evolução internacional da sua área científica específica.

O Plano de Estudos da Licenciatura apresenta a seguinte estrutura:

  1. 16 disciplinas nucleares e obrigatórias para todos os alunos (abarcando as matérias consideradas essenciais ao nível da área científica de Ciências da Comunicação), num total de 85 ECTS;
  2. um conjunto de disciplinas obrigatórias de formação complementar (cultura e línguas estrangeiras), com um total de 40,5 ECTS;
  3. um conjunto de 5 percursos alternativos, correspondentes a cinco áreas de especialização: Comunicação Social/Jornalismo (34 ECTS); Comunicação Cultural (37 ECTS); Comunicação Digital (29,5 ECTS); Comunicação Visual (34 ECTS) e Comunicação Organizacional (32,5 ECTS). Cada um destes percursos alternativos é constituído por 7 disciplinas, traduzindo diferentes ponderações ao nível dos ECTS, tal como acima definidos.
  4. um conjunto de 4 a 5 disciplinas (a variação do número depende dos créditos atribuídos) de livre escolha de entre o leque de disciplinas constantes dos quatro percursos alternativos não adoptados pelo aluno.



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades FCH Facebook FCH Twitter

Nome: Faculdade de Ciências Humanas
Palma de Cima, 1649-023 Lisboa
Telefone: 21 721 41 99
Fax: 21 727 17 00
E-mail: direccaofch[at]fch.lisboa.ucp.pt ; ecarvalho[at]fch.lisboa.ucp.pt
Página Pessoal: www.fch.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial