Universidade Católica Portuguesa
Pagina Inicial
PortalPortalAlunosAlunosDocentesDocentesWebmailWebmailFaceBookFaceBookTwitterTwitter
Faculdade de Ciências HumanasInício | Voltar | Imprimir

The Lisbon Consortium

Descrição Docentes Summer School Estágios Bolsas e Prémios Saídas Profissionais Candidaturas Pedidos de informação Culture@Work 

The Lisbon Consortium

 

       

CONSULTE AQUI A BROCHURA EM: ENGLISH

Acompanhe as novidades do The Lisbon Consortium em www.lisbonconsortium.wordpress.com.

O programa THE LISBON CONSORTIUM é um modelo de formação internacional, inovador, que traz para Portugal as melhores práticas de colaboração entre a Universidade e as instituições da cultura. É um programa da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, destinado a investigadores e profissionais da área da cultura.

Se pretende estar na vanguarda da cultura portuguesa e internacional, uma formação qualificada na área multidisciplinar dos Estudos de Cultura, e contribuir para o desenvolvimento integrado do campo da cultura, o THE LISBON CONSORTIUM é a opção certa.

1. O que é?

O Consórcio de Lisboa constitui uma parceria entre instituições culturais da cidade de Lisboa e o Programa de Mestrado e Doutoramento em Estudos de Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da UCP.
É um programa de cooperação, inovador e único no panorama português, com enfoque internacional.
Tem como objectivo a formação avançada na área multidisciplinar de Estudos de Cultura; a integração profissional dos discentes e a constituição de um programa integrado entre a reflexão teórica e a programação/actividade cultural das instituições parceiras.
O Consórcio de Lisboa rege-se por quatro princípios fundamentais: colaboração e confiança interinstitucional, rigor e excelência na investigação, incentivo à criatividade e empreendedorismo no campo da cultura, responsabilidade social na produção do conhecimento.

2. Programa de Mestrado em Estudos de Cultura

O Curso de Mestrado em Estudos de Cultura dirige-se a licenciados na área das Humanidades, interessados numa discussão aprofundada das matrizes e dos fenómenos culturais. Assim, a parte curricular do Mestrado estrutura-se em seminários de fundamentação teórica base, que constituem um tronco comum, e em seminários temáticos, que apresentam estudos integrados sobre questões de relevância para cada um dos percursos de especialização. Cada percurso oferece amplas possibilidades de interacção transdisciplinar, através de um número significativo de unidades curriculares optativas, provenientes dos campos dos Estudos de Cultura, dos Estudos Literários e Artísticos, dos Estudos de Tradução, das Ciências da Comunicação, do Cinema e da História.

3. Programa de Doutoramento em Estudos de Cultura

O Curso de Doutoramento em Estudos de Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, dirige-se a docentes e investigadores na carreira académica, bem como a profissionais das áreas da cultura e ligados a "indústrias culturais" (museus, fundações, editoras) e das indústrias criativas que desejem prosseguir a sua formação universitária, enquadrada por uma reflexão teórica de fundo acerca do fenómeno na cultura.

O Curso de Doutoramento em Estudos de Cultura tem em conta o valor, cada vez maior, que as artes e a cultura representam para o entendimento e a identidade das nações e dos indivíduos, num tempo marcado pela presença dos media e pelo fenómeno da globalização. O Curso oferece amplas possibilidades de interacção disciplinar, através de um número significativo de unidades curriculares optativas, provenientes dos campos dos Estudos de Cultura, dos Estudos Literários e Artísticos, dos Estudos de Tradução, das Ciências da Comunicação, da Filosofia e da História.

4. Actividades

As actividades do Consórcio de Lisboa decorrem no seguinte âmbito:

  • Coordenação temática e institucional das actividades académicas com a programação das instituições envolvidas. 
  • Criação de seminários temáticos/workshops no Programa de EC em articulação com as instituições envolvidas.
  • Constituição de equipas de investigação comuns com vista ao desenvolvimento de projectos que potenciem o acervo cultural e patrimonial dos parceiros.
  •  Organização anual da Lisbon Summer School for the Study of Culture (Junho/Julho), com a participação de académicos, artistas e programadores, nacionais e estrangeiros.
  • Realização de estágios nas instituições parceiras.
  • Atribuição do Prémio The Lisbon Consortium para o melhor trabalho académico desenvolvido anualmente no âmbito do Programa de Mestrado e Doutoramento.

5. A Rede

Instituições Parceiras:

  • UCP - FCH - Programa de Mestrado e Doutoramento em Estudos de Cultura
  • Câmara Municipal de Lisboa
  • Centro de Estudos de Comunicação e Cultura
  • Centro Nacional de Cultura
  • Cinemateca
  • Culturgest
  • Fundação Calouste Gulbenkian
  • Fundação Oriente 
  • Museu Nacional do Teatro

Parceiros Associados:

  • Oceanário de Lisboa
  • Fundação Millennium BCP
  • Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento

6. Conselho de Curadores

 
Isabel Capeloa Gil (FCH|UCP)

António Pinto Ribeiro (FCH|UCP)
Formação académica nas áreas de Filosofia, Ciências da Comunicação e Estudos Culturais. É professor-conferencista de várias universidades internacionais. A par da sua actividade de investigador e de professor tem tido uma prática de programação artística e de gestão cultural com a organização de vários programas, festivais e exposições nacionais e internacionais.
Catarina Vaz Pinto (CML)
Secretária de Estado da Cultura (1999-2000); Vereadora da Cultura e Turismo da Câmara Municipal da Lisboa; Formação em Direito e Estudos Europeus.

Maria João Seixas (Cinemateca)
Licenciou-se em Filosofia, em 1969. Publicou artigos e entrevistas na imprensa escrita e colaborou, na rádio, em crónicas e debates sobre a actualidade política e cultural. Entre 1995 e 1997 foi assessora para os assuntos culturais do Primeiro-Ministro António Guterres. Directora da Cinemateca Portuguesa.

Guilherme d'Oliveira Martins (CNC)
Professor Catedrático. Director do Centro Nacional de Cultura. Secretário de Estado da Administração Educativa (1995-1999), Ministro da Educação (1999-2000).

Miguel Lobo Antunes (Culturgest)
Vice-presidente do ex-Instituto Português de Cinema (1983-85), director para o Cinema e Animação na Europália (1989-92), assessor jurídico de Lisboa Capital da Cultura (1994), geriu o Centro Cultural de Belém (1996-2001), foi programador do Festival Internacional de Música de Mafra, e actualmente é administrador da Culturgest.
José Carlos Alvarez (Museu do Teatro)
Director do Museu Nacional do Teatro.
   João Calvão (Fundação Oriente)
Conselho de Administração da Fundação Oriente.

7. Coordenação do programa THE LISBON CONSORTIUM

  • Coordenação Científica: Isabel Capeloa Gil
  • Coordenação Pedagógica: Alexandra Ambrósio Lopes
  • Gestor do Projecto: Paulo de Campos Pinto
  • Assessoria: Ana Fabíola Maurício e Daniela Agostinho 
8. Porquê candidatar-se ao THE LISBON CONSORTIUM?
  • Programa de vanguarda e multidisciplinar
  • Programa de enfoque internacional
  • Associação com prestigiadas instituições de cultura
  • Excelência reconhecida no ensino


Topo
Logotipo Acessibilidades FCH Facebook FCH Twitter

Nome: Faculdade de Ciências Humanas
Palma de Cima, 1649-023 Lisboa
Telefone: 21 721 41 99
Fax: 21 727 17 00
E-mail: direccaofch[at]fch.lisboa.ucp.pt ; ecarvalho[at]fch.ucp.pt
Página Pessoal: www.fch.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Beiras > Braga > Lisboa > Porto
Página Inicial